10.9.14



Por um Brasil mais do meu nível!

AVE SANGRIA - O assunto do momento na cena cultural recifense é a volta do conjunto Ave Sangria, lendário grupo de rock psicodélico, que marcou época quando surgiu em meados dos anos 70. O Ave Sangria apareceu junto com os jovens Alceu Valença e Robertinho de Recife. Lançaram um único LP, em 1974. Em plena ditadura militar, o disco foi proibido pela censura por conta de uma das faixas chamada "Seu Waldir". O disco foi recolhido e logo se tornou um cult da juventude pernambucana. Na época o Ave Sangria chegou a fazer muitos shows por conta da repercussão em torno do disco proibido. Mas, frustrados com a proibição e o receio de serem perseguidos pelos militares, os artistas acabaram mergulhando nas drogas e se envolvendo em projetos paralelos. A banda se dissolveu com apenas um LP produzido, mas nunca foram esquecidos pelos fãs, que agora podem ouvir as músicas graças ao You Tube.

Os músicos do Ave Sangria eram jovens psicodélicos, meio ripongas, que curtiam sexo, drogas e rock´roll na bucólica Olinda daqueles tempos. Nunca tiveram convicções políticas, nem estavam preocupados em derrubar o governo militar. A música deles, aparentemente, não tinha nada que pudesse incomodar os militares. Mas uma das faixas do LP incomodou muito os milicos: a que tem o singelo título de "Seu Waldir". A canção é apenas uma declaração de amor ao personagem que dá título a música. O que incomodou os miliares é que, quem cantava a música era um homem, e isso fazia toda diferença no entendimento da canção. 

Os versos dizem: 

"Seu Waldir, o senhor / magoou meu coração / fazer isso comigo seu Waldir / isso não se faz não / eu trago dentro do peito um coração apaixonado / batendo pelo senhor / e o senhor tem que dar um jeito / senão eu vou cometer um suicídio / nos dentes de um ofídio vou morrer / Seu Waldir meu amor / Eu falo tudo isso pois sei que o senhor está gamadão em mim / eu quero ser o seu brinquedo favorito / seu apito / sua camisa de cetim / mas o senhor precisa ser mais decidido e demonstrar que corresponde ao meu amor / pode crer / senão vou chorar muito, seu Waldir / pensando que vou lhe perder / Seu Waldir meu amor..."

A censura da época achou aquilo muito subversivo e mandou recolher todos os LP´s dos meninos. Semana passada os músicos da banda (Marco Polo, Almir Oliveira, Paulo Rafael e Ivinho) se reuniram para uma única apresentação no palco do histórico Teatro Santa Izabel. Lotação esgotada, uma multidão do lado de fora implorando por um ingresso e um show que foi classificado como "memorável" pelo jornal Diário de Pernambuco. Quarenta anos depois a lenda se mostrou mais viva do que nunca e o show deixou em êxtase a platéia, no mesmo teatro onde, por duas vezes, a banda se apresentou na juventude. 

(A música Seu Waldir marcou a minha meninice nos bons tempos em que eu morava em Recife. No colégio os meninos mais velhos viviam cantando essa música pra mim. O Ave Sangria foi a trilha sonora das minhas primeiras farras nas ladeiras de Olinda...) 



Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas