3.7.16























O ser humano tem até de experimentar o amor, para que compreenda bem o que é a amizade.



TEATRO QUASE SEMPRE - A vida de um grupo de pessoas simples, para quem nada dá muito certo, mas que precisam se reinventar dentro das suas escassas possibilidades para conseguir sobreviver as intempéries do mundo. Esse é o resumo da peça Krum, primeiro texto do israelense Hanoch Levin a ser montado no Brasil.O Google nos conta que Hanoch Levin nasceu em Tel Aviv, em 1943 e morreu em 1999. Levin escreveu mais de uma dezena de romances, seis livros de poesias, textos para crianças e dezessete peças de teatro. Sua peça mais conhecida é Job´s Passion, A paixão de Jó, que causou polêmica em Israel. É um texto que mistura a lenda bíblica de Jó, com elementos da Paixão de Cristo. A peça provocou questionamentos artísticos porque numa determinada cena o personagem Jó aparecia nu enquanto um centurião romano enfiava um crucifixo em seu traseiro. Essa peça é de 1981.

Krum tem uma temática mais leve, mas não menos dramática. Em alemão a palavra "krum" significa curvado. Na peça Krum é o nome de um homem que volta para sua cidadezinha depois de uma longa viagem ao exterior. Contrariando as expectativas daqueles que ficaram, ele volta da Itália pobre, desiludido, triste e frustrado. Curvado, como o significado do seu nome. A volta de Krum nesse estado provoca uma onda de frustrações e desespero em todos que estão à sua volta. A peça constroi um instigante épico sobre a perplexidade do ser humano diante das limitações que o simples ato de viver lhe impõe. 

O diretor  Marcio Abreu propõe uma linguagem original e surpreendente para contar sua história. Seu principal material de trabalho é o elenco formado por artistas que atuam com talento e coragem. Destaque para Renata Sorrah que se despe da sua condição de grande dama do teatro brasileiro e atua de igual para igual com artistas desconhecidos, mas igualmente talentosos. Existe uma harmonia compensadora na junção do texto, direção e elenco que resulta num espetáculo inquietante e gostoso de assistir. Mas que, ao mesmo tempo, provoca reflexões e inquietações no espectador.

Krum é um excelente espetáculo teatral.



Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas