20.12.15




O LIVRO É O MELHOR AMIGO - A escritora americana Harper Lee, hoje com 89 anos, foi a grande responsável pelo mais intrigante evento literário de 2015: o lançamento do livro "Vá, coloque um vigia".  É a continuação do seu primeiro e único livro, "O sol é para todos", fenômeno literário lançado em 1960, que ganhou o Pulitzer em 1961, foi adaptado para o cinema com grande sucesso e, até hoje, é um dos livros mais vendidos nos Estados Unidos. É adotado nas escolas americanas nos cursos de literatura. Talvez impressionada (ou traumatizada) com o inesperado sucesso do seu livro, nunca mais Harper Lee quis publicar outro. Só me 2015, cinquenta e cinco anos depois do lançamento do primeiro, a autora decidiu lançar um segundo livro que, na verdade é uma continuação do primeiro. "O sol é para todos" é um livro sobre a infância da autora, numa cidade do interior dos EUA. Na continuação, as crianças protagonistas da trama se tornaram adultas. Jean Louise, a menina que é o alter ego da autora, agora mora em Nova York e volta à sua cidadezinha natal, para visitar o pai doente e rever os velhos amigos. "Vá, coloque um vigia" tem o mesmo charme narrativo do primeiro volume. A protagonista, mesmo adulta, continua a mesma menina irreverente, rebelde e encantadora que conduz a história. As relações familiares, os valores da cultura americana e os conflitos raciais continuam sendo os temas principais do livro, observados através de um olhar ao mesmo tempo mordaz e melancólico.

Seria Harper Lee uma autora de um livro só? Alguns autores escrevem muitos livros e, um leitor atento, ou um crítico exigente, pode alegar que seus vários livros são sempre o mesmo livro. Harper Lee com apenas um livro se tornou célebre, famosa e rica. "Vá, coloque um vigia" serve para saciar seus fãs e admiradores. É um livro predestinado a ficar para sempre, já que é parte inseparável do primeiro volume.   

Nenhum comentário:

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas