28.9.15









 






FATOS E FOTOS - A casa onde morava o empresário Guilherme Araújo, na rua Redentor, 157, em Ipanema, agora é um espaço público chamado Gabinete de Leitura Guilherme Araújo. Quando morreu, o lendário empresário dos Doces Bárbaros Caetano, Gil, Gal e Bethânia deixou escrito em seu testamento que a sua casa deveria ser transformada num Centro Cultural.  E assim foi feito. Desde o dia 15 de setembro a residência do Guilherme está aberta ao público, com a exibição de uma linda exposição de fotos de Thereza Eugênia. Os principais retratados são os pupilos do Guilherme, Caetano, Gal, Gil e Bethânia. Mas a exposição também apresenta fotos de outras estrelas da MPB como Chico Buarque, Ney Matogrosso, Raul Seixas. Além de fotos dos bastidores das festas que Guilherme produzia, como o tradicional baile de carnaval Sugar Loaf e o Grande Gala Gay.

Thereza Eugênia é um fotógrafa talentosa e sofisticada. Também baiana, veio para o Rio juntos com seus conterrâneos. E, como eles, veio disposta a arrasar. E ela sempre arrasou como fotógrafa. Fez capas de discos e ilustrou reportagens com os artistas de sua terra. Registrou toda a trajetória dos artistas baianos, com a intimidade de quem os conhecia de perto e frequentava suas casas. Amigas deles desde sempre, teve carta branca para fotografá-los como quisesse. 

Mas nem todas as fotos bacanas estão na exposição. Thereza Eugênia tem um arquivo secreto de fotos íntimas dos baianos, que ela não mostra para ninguém. A não ser para os amigos muito íntimos. Fotos que ela acredita que ainda não deve expor, por respeito a privacidade dos fotografados. Mas que um dia certamente vão merecer uma exposição ou então uma publicação num livro de arte, por conta da beleza e da importância histórico-cultural dos registros. Como por exemplo as fotos que ela fez de Maria Bethânia bem jovem, nadando na piscina de sua casa completamente nua. Ou mesmo fotos de Gal namorando a modelo Wilma Dias, aquela loira escultural que dançava seminua na abertura do programa O Planeta dos Homens. Lembram? O mundo precisa ver essas fotos... 

As fotos expostas no Gabinete de Leitura Guilherme Araújo são de uma beleza ímpar. Registros de quem sabe manejar uma máquina fotográfica e captar o melhor de seus fotografados. É uma exposição que vale a pena ser vista. Além do privilégio que o visitante tem de conhecer a casa onde Guilherme recebia os amigos para festas memoráveis, que sempre davam o que falar.

  

Nenhum comentário:

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas